Quantcast
Channel: De Mãe para Mãe - Infertilidade
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8333

Doação de Ovócitos - Genética

$
0
0

Olá! Não sei se a questão da genética é importante relativamente a este tema, no entanto, andei a investigar e acabei por ir parar ao site da Associação Portuguesa de Fertilidade onde referem o seguinte:

"Na doação de ovócitos efectua-se um emparelhamento físico e genético entre a dadora e a mulher infértil, de modo a serem os mais iguais possíveis: etnia, grupos sanguíneos ABO/Rh, estatura, cor de pele, cor dos cabelos e cor dos olhos.

O emparelhamento entre as características da dadora e as da paciente do casal permite actualmente uma igualdade de 70% entre os genes maternos e os da dadora.

. Como o contributo materno para o bebé é de 50%, o ovócito doado leva 50x70=35% de genes maternos e 15% de genes externos. Se juntarmos os 50% do contributo paterno, dá um bebé com 85% (35%+50%) de identidade genética dos pais e só 15% de genes exógenos (que ficam limitados aos orgãos internos, e que não interferem nem aspecto físico nem no tipo de sangue).
"
Será verdade? Sei de outros artigos que li, que a mãe (recetora) tem muita influência de como o bebé irá ser, fisica e psicológicamente. Só não sabia que as parecenças podiam ser tantas...

Gostava de ter a vossa opinião.

Obrigada


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8333