Boa tarde caras companheiras de luta
Estou com algumas dúvidas, então decidi abrir este tópico para saber se alguém já passou por algo semelhante e me possa ajudar.
A minha história....
Começamos os treinos no início de 2015. Nesse mesmo ano, passados uns 6 meses engravidei mas infelizmente foi uma gravidez ectópica. Luz verde para reinício dos treinos em Janeiro 2016. Final de 2016 ainda nada tinha acontecido e fomos a um GO diferente, recomendado por amigas, este mais direcionado para problemas de infertilidade. Pediu-nos analises, espermograma e tive de ir fazer o exame as trompas - Histerossalpingografia. Este exame tudo ok, tudo limpo, trompas permeáveis. Espermograma = 4 % formas normais e restantes valores dentro do normal. Uma vez que tudo parecia relativamente bem, médico disse para tentarmos 2/3 meses porque normalmente o exame às trompas ajuda a limpar os canais e podia ser que a coisa se desse. Passados esses 2/3 meses nada.... Aconselhou-nos a ir para um medico nos Lusiadas, especialistas em infertilidade....Assim o fizemos. Primeira consulta no inicio de 2017. Uma vez que ja tínhamos espermograma, e visto estar minimamente bom, e comigo também aparentemente tudo ok, avançamos para IIU. Não resultou. A colheita não estava muito boa, inseminaram poucos zoides.Dr. pediu novo espermograma que revelou 0% formas normais e outros valores que revelaram que a forma dos zoides não era a melhor para conseguirem "nadar" ate ao ovulo... Solução: ICSI. Ok, bora lá! Tendo em conta a minha idade (32 anos) e visto ter uma boa reserva ovarica (2,5), o Dr estava confiante. La me receitou o que tinha a receitar....Mas, à medida que ia fazendo as ecos, verificou que não tinha assim tantos foliculos e os que tinha eram pequenos. Aumentou a dose apos a primeira eco mas a evolução não foi satisfatória. Ainda assim como tínhamos 2 foliculos jeitosos (19 mm e com bom aspeto), decidimos (eu e o meu marido), avançar para a punção. Resultado: 4 ovocitos, 3 imaturos, 1 maduro que fecundou mas não evoluiu para embrião. (soubemos hoje, suposto dia da transferência) :(
Bom.... já chorei, já desanimei e agora sinto-me confiante e com nova esperança no próximo tratamento. Em Dezembro tentamos novamente, com medicação mais elevada logo no inicio do tratamento.
(desculpem o testamento)
E as minhas dúvidas:
- já aconteceu a alguém com boa reserva ovarica e dentro desta idade, ter poucos foliculos num ciclo e no tratamento seguinte mais e melhores?
- Sera que o Inocare me vai ajudar na qualidade dos óvulos para o novo tratamento em Dezembro? O Dr. não me receitou nada, mas mal não me faz certo? O que acham? Já alguém tomou para melhor a qualidade dos óvulos?
- E ainda pensei o marido tomar androcare, porque apesar de tudo já engravidei uma vez, até pode acontecer outra gravidez espontanea...Mas também não sei se ele deva tomar.... Será que ia melhorar os zoides para o tratamento em Dezembro?
É que o facto de não ter evoluido para embrião pode ser pela qualidade genética do ovulo, do zoide, ou dos dois....e será que estes medicamentos iam ajudar?
Agradeço desde já a vossa ajuda e paciência!