Olá a todas!
Antes de mais, quero desejar MUITA sorte a todas as que partilham daquele que, infelizmente, também é o meu problema. Tenho a certeza que todas vão conseguir alcançar o vosso sonho; não desistam! :)
Sou completamente nova por estas andanças e andei - e ando, de certa forma - em negação, sobretudo por ainda ser nova.
Tenho 25 anos e tenho síndrome de ovários poliquísticos, diagnosticado aos meus 14 anos. Tenho, portanto, amenorreia, a menos que tome a pílula. Já há uns anos que não o faço, pois tenho má circulação, derrames e varizes, que se agravaram sempre que tomava. Tomei durante muitos anos a Diane 35.
De forma muito resumida: há 3 anos engravidei naturalmente, mas não tive sintomas relevantes e, como tinha amenorreia, não percebi que estava grávida. Na altura, eu e o meu noivo adoptámos uma gatinha, desparasitamos a bichinha e também nos desparasitamos, o que resultou num aborto. Estava com 8-10 semanas, segundo o que a ginecologista que me atendeu na urgência do S. João me disse na altura. Não lidei muito bem com a situação, apesar de não estar a planear a gravidez. Fiquei deprimida e a pôr a vida toda em perspectiva. Não percebo como é que tanta gente aguenta aquilo múltiplas vezes.
Desde então, deixamos as coisas na mão do Universo: se e quando tivesse de acontecer, acontecia, até porque "somos novos e temos muito tempo". A questão é: 3 anos se passaram e nada. Continuamos novos, mas a nossa janelinha de fertilidade não é tão grande assim, o tempo passa a voar e, quando nos apercebemos, já andamos numa corrida contra o tempo. Idealmente, gostava de ter o primeiro filho aos 27/28, mas isso do 'ideal' não existe e, com os casos difíceis que tenho visto por aqui, comecei a questionar-me e a ficar preocupada. Estou a dramatizar?
Assim, venho pedir a vossa orientação. Por onde se começa? Qual o primeiríssimo passo? Eu já fui ao Centro de Saúde e pedi à médica de família para me reencaminhar para o Hospital de Braga, mas confesso que gosto de saber mais ou menos o que esperar. Acham que me estou a precipitar? Quais são as vossas experiências?
Qualquer palavra é bem-vinda.
Muito obrigada a todas
↧
Infertilidade - Como começar esta caminhada?
↧