Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8363

"Novo tratamento de rejuvenescimento do ovário através do autotransplante de células tronco consegue otimizar a qualidade dos óv

Encontrei o que andava à procura e partilho:
https://ivi.net.br/blog/rejuvenescimento-do-ovario/

Novo tratamento de rejuvenescimento do ovário através do autotransplante de células tronco consegue otimizar a qualidade dos óvulos existentes em mulheres com infertilidade. 3 mulheres engravidaram com o tratamento piloto desenvolvido no Instituto de Investigação Sanitária La fé (IIS), na Espanha. A pesquisa foi premiada como melhor investigação básica no Congresso da Sociedade Espanhola de Fertilidade deste ano.

O IVI está contribuindo com a continuidade desta pesquisa nos ensaios clínicos no IIS que estão sendo lideradas pelo Prof. Antonio Pellicer, cofundador no nosso grupo que atualmente soma mais de 50 clínicas pelo mundo, Fundação e Docência. O objetivo agora é identificar os mecanismos que produziram a regeneração do tecido ovariano identificado nas mulheres que participaram do estudo piloto e estudar o processo em modelos animais.

Tratamento deve melhorar pacientes “mal respondedoras”

O objetivo do estudo é avaliar se o tratamento de autotransplante de células tronco é capaz de otimizar a reserva ovariana de pacientes com diagnóstico de mal respondedoras, que ocorre quando a estimulação ovariana administrada em pacientes que estão em tratamento de fertilidade não produz o efeito esperado para a Fertilização in Vitro. Até o momento os resultados são animadores, pois 3 pacientes recrutadas para a pesquisa engravidaram!

O autotransplante de medula óssea produz um aumento significativo tanto da vascularização do tecido ovariano, quanto na proporção do desenvolvimento dos óvulos e secreção hormonal, obtendo como resultado a otimização da reserva ovariana que se encontre reduzida. No entanto, o tratamento não recupera os óvulos já perdidos e por isso, quando disponível, será indicado para mulheres com menos de 37 anos. O tratamento também pode ajudar a combater os efeitos da quimioterapia na fertilidade.

O rejuvenescimento do ovário poderá ajudar as pacientes que ainda possuem óvulos, mas não consegue reverter as alterações cromossômicas já existentes. Está indicado para mulheres abaixo de 37 anos porque após esta idade, mais de 70% dos óvulos possuem alterações cromossômicas irreversíveis.

Diagnóstico precoce é fundamental para superar a infertilidade mais rápido

A infertilidade hoje em dia atinge cerca de 15% da população. A maioria das causas da infertilidade podem ser tratadas, no entanto, as chances de gravidez do tratamento vão reduzindo com o avanço da idade da mulher e demora para procurar tratamento. O diagnóstico precoce pode evitar que sejam necessários mais de um ciclo de tratamento ou mesmo que a mulher precise contar com óvulos doados para conseguir a gravidez.

Como é o tratamento disponível atualmente?

O envelhecimento do ovário é um processo natural que a partir dos 35 anos se acentua. A partir dessa idade, a fertilidade da mulher começa a diminuir rapidamente. A partir dos 37 anos, além da Fertilização in Vitro ser o tratamento mais indicado, pois as chances de Inseminação Artificial estarão reduzidas, também é recomendada a análise genética do embrião para identificar os embriões que não tenham alterações cromossômicas, o que aumenta as chances de obter a gestação com o tratamento e reduz o risco de aborto e doenças genéticas.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8363

Trending Articles