Quantcast
Channel: De Mãe para Mãe - Infertilidade
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8332

mioma = infertilidade???

$
0
0

boa tarde
desculpem se me alongo, é para contextualizar

Fui mãe há 6 anos e quase 7 meses. O parto foi por cesariana logo viram-me o útero todo e, na altura, não tinha nada.
Entretanto, como dei de mamar em exclusivo até aos 6 meses e em conjunto até aos 42 meses e o meu período nunca mais vinha e, em adolescente, tinha sofrido de problemas, como metrorragias, lá consegui convencer o médico de família a passar-me uma eco, para ver pq não tinha eu o período. E lá descobriu-se um mioma seroso extra-uterino de 3 cm.
Pequeno, portanto, e que não me estava a causar problemas, pq os miomas, a dar problemas é de fluxos mais abundantes e eu, até aos 27 meses pós parto, período nem vê-lo.
Entretanto tenho feito ecos de ano a ano e o mioma não evoluiu. Sempre me disseram que, por ser pequeno e, sobretudo, extra-uterino, não havia problema nenhum de infertelidade associado e que não me atrapalharia uma gravidez futura (só se fosse mto grande e "torcesse" o útero ou se fosse interno, que aí podia impedir o embrião de crescer).
Entretanto eu separei-me grávida de 8 semanas. E nunca mais tive ninguém. E tenho muita vontade de ser mãe novamente e decidi aproveitar a nova lei e começar o processo para uma inseminação artificial.
Tinha consulta de rotina no médico de família (outro, já não o mesmo) e aproveitei para lho dizer, para ele me mandar fazer exames pré-natais.
Ele passou-me os exames mas, contrariamente ao que sempre toda a gente me disse (ele não tenho a certeza), disse-me que o meu mioma (que está estável há 6 anos, embora tenha, quando apareceu, crescido rápido naqueles 6 meses) pode ser uma contra-indicação para a inseminação artificial e que o mioma pode impedir o trofoblasto (embrião) de se implantar (logo até a Fertilização in vitro e posterior implantação seria problemático)... Fiquei destroçada!
Mães com miomas, que tenham ou tenham tido, como foi a vossa história? Preciso de me informar para não criar falsas esperanças nem ficar demasiado negativista...
Obrigada

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8332