Olá a todas! Apesar de já existirem alguns tópicos sobre varicocelo, resolvi partilhar a minha situação por estar um pouco insegura...
Como já tenho 35 anos, depois de 6 meses de treino começámos a despistar problemas. Do meu lado tudo OK mas o espermograma revelou astenoteratozoospermia (baixa motilidade e formas normais de cerca de 1%). O namorido foi encaminhado para Urologia (marcamos um que a GO recomendou por ser especialista em fertilidade masculina) e fez um eco-doppler que identificou "varicocelo moderado".
Aqui começam as minhas dúvidas: o Urologista descartou a hipótese de cirurgia, dizendo que podia implicar cerca de 6 meses de interrupção nos treinos. Receitou medicação ao namorido (Dufine, Androcare e um suplemento vitamínico) e pediu para repetir o espermograma 72 dias após iniciar o Dufine. Paralelamente, a minha GO (que é especialista em PMA) aconselhou aguardarmos o resultado desse espermograma (será em Abril) e, caso as formas normais atinjam os 3 a 4%, avançar para IIU. Caso não atinjam, teremos que pensar em FIV.
Fui lendo acerca do varicocelo e percebi que, apesar de poder haver recorrência, a cirurgia permite engravidar de forma natural. No site da Sociedade Portuguesa de Andrologia mencionam taxas de cura através de cirurgia na ordem dos 80 a 95%. Como estamos a ser seguidos nos HLL, tenho receio que nos estejam a encaminhar no sentido que mais lhes interessa, se é que me percebem…
Alguém com experiências semelhantes? Gosto muito da minha médica e o namorido também se sente muito bem com o Urologista, mas estou seriamente a pensar em obter 2ª opinião.
Desculpem o “testamento”, espero que alguém tenha paciência para ler até ao fim…
Treinante de 1ª viagem desde Janeiro 2017