Olá,
Acabo de me registar no site, apesar de já vos seguir há vários anos e, como sempre que precisava de alguma informação, acabava por recorrer aqui, decidi contar um pouco da nossa jornada por um filho, na esperança de também ser útil para alguém.
Já contamos com 10 anos de infertilidade, desde o dia em que decidimos ter um filho. Após 1 ano sem conseguir, procurei a minha ginec. E ela logo prescreveu os exames chave. Eu OK; Marido raríssimos esperm. com pouca mobilidade. Parou tudo!
A minha médica passou-me uma carta para ser entregue no hospital, pois era muito nova e ainda tinha tempo para as listas de espera.
Começou o pesadelo e eu ainda nem sabia o que me esperava! Exames, consultas até que ficou decidido que o ttm tinha que ser ICSI. OK. Puseram hipótese de biopsia testicular, mas não passou disso, pois lamentavelmente nunca foi feita!
Passo a resumir os ttm:
1ª ICSI- ovócitos colhidos sem estarem no “ponto”, porque era sexta-feira e segunda já era tarde; resultado: 3 ou 4 embriões (peço desculpa pela falta de memória), fraca qualidade, transferidos 2 após 1 dia de cultura. NEGATIVO
2ª ICSI- protocolo curto; colhidos 3 ovócitos, 1 não estava maduro; resultado: 2 embriões, fraca qualidade transferidos após 1 dia de cultura. Muitas dores ainda da punção. NEGATIVO
3ª ICSI- protocolo longo; colhidos 5 ovócitos, fecundados 3; finalmente 1 deles era A. Mas correu tudo mal: hemoperitoneu (hemorragia interna devido à punção) + hiperestimulação, internada de urgência, com uma equipa que não sabia o que fazer, deu para esperar para o dia seguinte, até chegar a equipa do centro de PME, foi feita a cirurgia por laparoscopia. 5 dias internada, transferência cancelada, embriões congelados. Logo quando tinha um A!
TEC- transferência de um embrião nem sei a qualidade, mas não devia ser muita. NEGATIVO
Termina assim a jornada no sistema público, com pouca informação ao longo dos ttm, pouca disponibilidade para as nossas questões e no final relatórios que não batem certo!
AH! Os outros embriões congelados? Pois, não sei se ficaram inutilizados ou outra coisa qualquer!
Não hesitem, quem está no público, perguntem, pesquisem e se não entenderem perguntem de novo! Não tenham receio de questionar seja o que for, pois é a NOSSA VIDA que está ali e para os médicos num hospital somos mais um processo clínico!
Desculpem o texto enorme, e ainda não acabou!
↧
A nossa caminhada
↧